top of page

Como posso te ajudar?

Áreas de atuação

A pneumologia é a área da medicina dedicada às doenças das vias respiratórias, incluindo pulmões, brônquios e traqueia. O pneumologista é um médico especializado em diagnosticar e tratar condições como asma, tuberculose, fibrose cística, rinite, pneumonia entre outros. Confira abaixo alguns exemplos:

Asma

A asma é uma condição em que as vias respiratórias ficam estreitas e inchadas e podem produzir muco extra. Isso pode dificultar a respiração e provocar tosse, um som de assobio (chiado no peito) ao expirar e falta de ar.

Tabagismo

Fumar danifica as vias respiratórias e pequenos sacos de ar nos pulmões. Este dano começa logo depois que alguém começa a fumar, e a função pulmonar continua a piorar enquanto a pessoa fuma.

Diagnóstico e complicações do Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é uma doença causada pela divisão celular descontrolada nos pulmões. Suas células se dividem e fazem mais cópias de si mesmas como parte de sua função normal. Mas às vezes, eles sofrem mudanças (mutações) que os fazem continuar fazendo mais por si mesmos quando não deveriam. Células danificadas que se dividem incontrolavelmente criam massas, ou tumores, de tecido que eventualmente impedem o funcionamento adequado dos órgãos.

Doença Pulmonar Obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, refere-se a um grupo de doenças que causam bloqueio do fluxo de ar e problemas respiratórios. Inclui enfisema e bronquite crônica.

Fibrose pulmonar

A fibrose pulmonar é uma doença pulmonar que ocorre quando o tecido pulmonar fica danificado e com cicatrizes. Esse tecido espesso e rígido dificulta o funcionamento adequado dos pulmões. À medida que a fibrose pulmonar piora, você fica progressivamente com mais falta de ar

Doença do refluxo gastroesofágico e suas complicações pulmonares

O ácido pode causar irritação na garganta, gotejamento pós-nasal e rouquidão, bem como tosse recorrente e inflamação pulmonar levando à asma e/ou bronquite/pneumonia

Bronquite

A Bronquite ocorre quando as vias aéreas que levam aos pulmões (traqueia e brônquios) ficam inflamadas e se enchem de muco. Você sente uma tosse persistente enquanto seu corpo tenta se livrar do muco. Sua tosse pode durar duas ou mais semanas.

COVID e Pós COVID

Os pulmões podem ter graves sequelas após a infecção por COVID. Essas sequelas estão diretamente ligadas ao grau do acometimento pela doença. Um acompanhamento do médico pneumologista é importante durante a doença e também após, para avaliar quais lesões foram deixadas.

Bronquiectasias

A bronquiectasia é uma condição de longo prazo em que as vias aéreas dos pulmões se alargam, levando ao acúmulo de excesso de muco que pode tornar os pulmões mais vulneráveis ​​a infecções.

bottom of page