top of page
Buscar

Câncer de pulmão: Entenda sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção

O câncer do pulmão está entre os tipos de câncer mais comuns e entre os que mais matam, sendo ainda mais recorrente entre os homens, segundo a American Cancer Society (ACS). Esse tipo de câncer ocorre quando as células se dividem de forma desordenada e incontrolavelmente, causando o surgimento de tumores. Esses tumores podem impactar na capacidade de respiração e se espalhar para outras partes do corpo.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia Tisiologia (SBPT), o hábito de fumar está associado a 85% dos casos de câncer de pulmão, de modo que os fumantes têm 20 vezes mais chances de ter a doença. Contudo, embora o fumo seja um grande fator de risco, nem todos os casos da doença estão ligados a histórico de tabagismo. Vale ressaltar ainda que pessoas expostas à fumaça, passivamente, também podem ter mais risco de exposição à doença.



Câncer de pulmão


De acordo com o Oncoguia, existem dois tipos de câncer de pulmão: Câncer de pulmão de não pequenas células, que corresponde a cerca de 85% dos casos e está dividido em três subtipos (Adenocarcinoma, Carcinoma espinocelular, Carcinoma de grandes células - indiferenciado). E outros subtipos, carcinoma sarcomatoide, menos frequentes. E o segundo tipo, que é o Câncer de pulmão de pequenas células. Além desses dois tipos mencionados acima, outros tumores podem acometer os pulmões, como os tumores carcinóides do pulmão, outros tumores pulmonares e as metástases pulmonares.



Confira abaixo alguns dos principais sintomas da doença:


  • Alterações na voz ou rouquidão;

  • Dores fortes no peito;

  • Falta de ar;

  • Tosse persistente;

  • Infecções frequentes, como pneumonia e bronquite;

  • Inchaço nos gânglios linfáticos no meio do peito;

  • Chiado no peito;

  • Perda de apetite;

  • Perda de peso.


Outros sintomas podem ser desenvolvidos ao longo do tempo. E vale ressaltar que muitos desses sintomas, embora estejam relacionados ao câncer de pulmão, também estão ligados a outras doenças. Portanto, o diagnóstico sempre deve ser feito pelo médico pneumologista.


Diagnóstico e tratamento


Quando há suspeita médica, o diagnóstico é realizado, inicialmente, por meio de exames de imagem, como o raio-x do tórax e tomografia computadorizada. E também por meio de biópsia, em que há a retirada de uma pequena amostra do tecido para análise.


O tratamento depende de alguns fatores como: a fase em que a doença foi diagnosticada, o tipo do câncer de pulmão e outras peculiaridades do caso clínico, identificadas pelo médico que acompanhará o tratamento. É possível que sejam indicados diferentes tratamentos, como: radioterapia, quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e cirurgia.


É importante lembrar que o câncer de pulmão pode ser fatal, mas com diagnóstico e tratamentos eficazes há melhores perspectivas. Se identificar alterações na saúde pulmonar ou alguns dos sintomas descritos acima, procure um médico especializado para fazer o acompanhamento e realizar o diagnóstico correto.


Dra. Ana Luiza Panico.

Pneumologista - Hospital Sírio-Libanês, São Paulo - SP.







Comments


bottom of page