top of page
Buscar

Nódulo no pulmão: é câncer? o que fazer?

O diagnóstico de um nódulo pulmonar pode ser um momento de grande preocupação para o paciente. Afinal, a primeira coisa que vem à mente é: "É câncer?"


Calma!


Nódulo no pulmão

É importante lembrar que o fato de existir um nódulo pulmonar não significa que seja câncer. Existem várias causas possíveis para o surgimento de nódulos pulmonares, entre elas:


  • Infecções, como tuberculose, pneumonia e histoplasmose.

  • Seqüelas de doenças prévias, como tuberculose, pneumonia e histoplasmose.

  • Câncer.

Avaliação do nódulo:

O próximo passo é a avaliação do nódulo para definir se há necessidade de biópsia. Para isso, é fundamental que o paciente tenha em mãos a tomografia, seja impressa em filme ou mesmo o acesso para visualização online do exame. Apenas o laudo não é suficiente!

Com base na avaliação da tomografia, o pneumologista pode determinar se é necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico.


A biópsia:

A biópsia é um procedimento que envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido do nódulo para análise em um laboratório.


Tipos de nódulos:

Nódulos são lesões com menos de 3 cm, e podem ser de causa benigna ou maligna. Em geral, aqueles que têm bordas irregulares e crescimento acelerado são de etiologia maligna. Já aqueles pequenos, calcificados e de crescimento lento têm etiologia benigna.


Diagnóstico preciso:

O diagnóstico preciso é necessário para definir o tratamento adequado. Para isso, é imprescindível a avaliação de um pneumologista que poderá ou não indicar a biópsia após a avaliação.


Tratamento:

Se o nódulo for maligno, o tratamento dependerá do estágio em que se encontra a doença.


Conclusão:

O diagnóstico de um nódulo pulmonar pode ser um momento de grande preocupação para o paciente. No entanto, é importante lembrar que o fato de existir um nódulo pulmonar não significa que seja câncer.


A avaliação do nódulo por um pneumologista é fundamental para definir o melhor curso de tratamento. Em caso de dúvidas ou preocupações, estou à disposição para orientações e um plano de tratamento personalizado, se necessário. Agende sua consulta para garantir a atenção e cuidado adequados à sua saúde pulmonar.


Dra. Ana Luiza Panico.

Pneumologista - Hospital Sírio-Libanês, São Paulo - SP.

Comments


bottom of page